Image Map

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Lentes de Contato - Parte II


Aqui estou eu pra falar um pouquinho mais das tão temidas lentes de contato. Pra quem não viu a primeira parte, eu respondi algumas perguntas básicas e universais que eu já respondi mais de um milhão de vezes e elas ainda continuam sendo feitas. Link AQUI.
Nesse eu vou falar sobre a limpeza e o armazenamento delas, e vamos às perguntas:

Onde exatamente eu posso guardar as lentes?
No estojinho próprio com produto dã. Nele vem escrito D e E (direito e esquerdo) ou R e L (right e left), tudo para ajudar a não trocar as bolas na hora de colocá-las. Mas claro, em um dia de aperto e não estiver com o seu estojinho querido, use um copinho descartável bem limpinho ou qualquer outro recipiente higienizado.

Preciso lavar as lentes de contato com soro fisiológico sempre que eu usar?
Não necessariamente, mas pode. Enquanto você usa a lente, vários resíduos minúsculos  do vento ficam grudados nela. Às vezes ela parece estar limpinha, só que não. Por isso devemos sempre mantê-las de molho no produto específico de limpeza a noite toda.
E mais um detalhe, algumas pessoas tem alergia do produto de limpeza. Nesse caso, pode deixar de molho nele a noite sem problemas, mas quando for colocar, lave antes com soro fisiológico. Simples!

É verdade que se lava lentes de contato com o shampoo amarelinho da Johnson's baby?
Em partes. As lentes rígidas só podem ser lavadas com esse xampuzinho sim, mas as lentes gelatinosas da qual estamos falando não precisa, o soro já é o suficiente. Eu indico lavar os olhos, ele é ótimo pra tirar toda a maquiagem.


E afinal, aonde compro esse tal produto de limpeza? E qual marca escolho?
Esses produtinhos vendem em qualquer farmácia e na maioria das óticas que trabalham com lentes de contato. É só pedir: Produtos de limpeza de lentes de contato. As marcas mais famosas são o Opti-free(1), o Renu(2) e o Bio Soak(3), sendo que esse terceiro é mais difícil de encontrar por ser importado, mas não é melhor do que os outros.
Prefiro não indicar uma marca específica, tem pessoas que preferem o Opti-free, já outras só usam o Renu e ainda tem outras que usam o que está mais barato. Só você testando pra saber o que mais te agrada.

De quanto em quanto tempo devo trocar o produto do estojinho?
Todos os dias que usar. Sempre que colocar as lentes nos olhos, aproveite para lavar o estojinho na água corrente, então quando for guardar, coloque um novo produto.

E qual a quantidade de produto que devo colocar?
Deve somente cobrir as lentes. Tome cuidado para não encher até a borda do estojo, pois quando for enroscar pra fechar ou abrir, pode rasgar as lentes. Prejuízo total!!


Ao longo do dia sinto os meus olhos secos, principalmente quando fico muito tempo em um ambiente com ar condicionado, isso é normal?
Eu não sou médica pra afirmar o seu caso específico, mas em geral é normal em alguns momentos do dia sentir os olhos secos. Eu mesma não uso lentes de contato, amo usar óculos e as vezes sou obrigada a pingar um colírio. Pra quem pensa que o colírio arde, nem todos, alguns são como água que servem só para lubrificar a vista mesmo.

E qual posso usar com lentes de contato?
Isso é muito importante! Você deve perguntar ao seu oftalmo qual é o recomendado para você, mesmo que não seja para usar com lentes de contato. Pois alguns contém antibióticos e fazem mal o uso além do recomendado. Na dúvida use o bom e velho soro fisiológico, que não é a melhor coisa do mundo (existem marcas bem fajutas, fiquem de olho na composição), mas já alivia na hora da angústia hahaha.
Os colírios mais usados com as lentes de contato, vem dentro dos kits de limpeza que compramos na farmácia, tem o colírio do Renu(1), o Clens 100(2) vem no kit do Opti free e o Lacrifilm(3) que você consegue fácil uma amostra grátis com o seu médico.



Gente! Não esquece que tudo o que eu falei por aqui, é opinião minha e o que geralmente se recomenda. Eu não sou formada em medicina para medicar nada. E vou frisar aqui que as lentes de contato são perigosas se não forem limpas e guardadas corretamente. Então, aprenda tudo bem direitinho antes de decidir usá-las.

Se faltou alguma pergunta sobre limpeza que eu tenha esquecido, deixe aqui nos comentários que eu respondo. No próximo eu vou explicar como se coloca e retira as lentes dos olhos e algumas dicas para os que nunca colocaram. Beijos!



0 comentários:

Postar um comentário

 

Todos os Direitos Reservados a Desejo Fashion - Desingn Gabriel Valério.