Image Map

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Lentes de Contato - Parte I


Olá meninas! Alguém aí usa ou pensa em usar lentes de contato? Eu trabalhei em uma ótica, fiz muitas adaptações de lentes e ensinei aos novos usuários a cuidar direitinho desse objeto pequenino e gelatinoso que dá tantos problemas se não cuidar direitinho. É claro que existem vários tipos de lentes de contato: coloridas sem grau ou com grau, incolor com grau, lentes rígidas... Enfim, aqui eu vou responder algumas perguntas básicas que todo mundo tem dúvida.

Quem pode usar lentes de contato?
É indicado para maiores de 18 anos e menores de 40 anos. É claro que essas idades podem ser modificadas, vou explicar: entende-se que os menores de 18 anos não tem responsabilidade suficiente para manusear com o cuidado necessário e os maiores de 40 anos, já não tem olhos tão lubrificados por isso não é aconselhável. Gente! Sempre existem as exceções né? Há adolescentes responsáveis, assim como também tem as ocasiões para se usar as lentes depois dos 40, usando com um colírio lubrificante (vou falar disso mais adiante).

Eu uso óculos e nunca usei lentes, é só levar a receita na ótica e encomendar?
Bem, primeiro deve avisar ao seu oftalmologista sobre a sua vontade de usar as lentes. Ele vai dizer se você realmente pode usar, porque isso vai depender de qual problema de refração você possui. Ele concordando, te dará uma receita própria para ela, já que para o óculos é um determinado grau/eixo e para as lentes é outro (na maioria das vezes). Essa mudança ocorre porque o óculos está mais afastado do olho e as lentes, grudadas nele.


Posso usar lentes 24 horas por dia e abandonar o óculos de vez?
Não, você pode usar as lentes para trabalhar, estudar, passear, mas não é aconselhável passar de 12 horas. Hoje em dia já existem lentes de materiais mais respiráveis para o olho, só que tem que ficar de olho hein? Chegou em casa, retire elas e coloque o óculos pra descansar a córnea e não ter um problema no futuro.

Dica: Se você trabalha de frente para o computador ou passa muito tempo assim, opte sempre pelo óculos com tratamento anti-reflexo, eles protegerão sua vista do cansaço visual e da luz excessiva. E no caso de grau alto e não usar óculos em público (conheço muita gente assim), tenha um óculos de reserva com lentes planas somente com o tratamento anti-reflexo, assim protegerá assim mesmo. E hoje tem dia tem tantos óculos estilosos, não fique de fora da moda! Use-a a seu favor.

E dormir com as lentes?
Nã não! Tem pessoas que falam que dormem, que não tiram pra nada, mas se um dia ela ficar cega você ainda vai estar enxergando hahaha. Gente, acabei de explicar que a córnea precisa respirar. É claaaaro que se um dia você chegou super cansada da balada e se jogou na cama, nem lembrando de retirar a make e muito menos as lentes, tudo bem né? Um diazinho ninguém vai morrer.



E usar maquiagem com lentes de contato?
Tranquilo, só evite usar o lápis na linha d'agua, porque acabam entrando algum farelinho e pode grudar na lente. Isso pode causar fungos ou bactérias na coitadinha.

Ah! E as coloridas, qual cor combina comigo?
Gente, isso depende do seu tom de pele, cor de cabelo.. blabláblá. Assim como existem várias coisas a se pesar no prós e contras na hora de tingir o cabelo, também é bom colocar na balança as cores das lentes de contato.
Na minha opinião, miiiiiinhhaaa... a azul combina com as pessoas de pele bem clara e fria. A verde, a mel e a ocre, já pode ser usada por peles mais quentes, como as amarelas, morenas e negras. E a cinza, é a universal, é bem difícil não ficar bem de lente cinza.

Dica: os seus olhos com lentes coloridas nunca vão ficar exatamente como no folheto de propaganda ou como as pessoas que já nasceram assim. A tonalidade sempre muda, pois a lente é colocada por cima do seu olho, misturando as tonalidades e modificando assim a cor final.

Outra dica: Opte sempre pelas coloridas com contorno. Observe que todo mundo tem contorno na íris (parte colorida do olho), independente se é escuro ou claro.

Mais uma dica: Repare na caixinha se está escrito que tem proteção UVA e UVB. Super importante!!

O carnaval está chegando, a época do ano que mais usam lentes de contato! Ainda vou falar sobre a limpeza e o armazenamento delas, mas deixa para a próxima que eu já falei muuuuiito hoje.

Até mais!



0 comentários:

Postar um comentário

 

Todos os Direitos Reservados a Desejo Fashion - Desingn Gabriel Valério.